Voltar Publicada em 05/12/2019

Família sofre golpe de estelionatários e pagam para salvar filha de falsos sequestradores em São Miguel do Guaporé.


O fato aconteceu no último final de semana. A polícia foi acionada por familiares que relavam o desaparecimento e possível sequestro de uma menor (16 anos). A menor estava em casa, conversou com parentes até por volta de 00h40min e por volta das 05h00min a família recebeu um telefonema de pessoas que se diziam serem sequestradores e exigiram dinheiro para que a liberassem.

 

O fato parecia real pois alem do desaparecimento da menor os criminosos passavam  algumas informações e detalhes pessoais da vitima e de familiares que somente ela ( a menor) poderia saber.

 

A família era ameaçada a não comunicar a  polícia e realizar transferências bancarias em contas que posteriormente foram confirmadas como sendo dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Após a terceira transferência realizada pelos familiares e com a liberação da vítima, se constatou se tratar de um ESTELIONATO mediante simulação de sequestro. 

 

Conforme informações obtidas, após o aparecimento da menor que supostamente estaria sob as garras dos criminosos,  ficou constado que durante a madrugada ela teria recebido uma ligação de pessoas que diziam que teriam sequestrado sua irmã, momento em que esta entrou em desespero e diante das diversas ameaças de que mataria ela e sua irmã, acabou acatando as ordens dos criminosos.

 

Os “sequestradores” através de ameaças convenceram a menor a sair de casa e se esconder em um terreno baldio, então passaram a colher informações sobre a vítima e seus familiares, de posse destas informações passaram a ligar para familiares e exigir dinheiro para liberarem a vítima, e ao passarem detalhes sobre a menor desaparecida e de familiares conseguiram impor grande pressão psicológica nos familiares que acabaram por realizar algumas transferências para as contas que lhes eram repassadas. 

 

Orientações do o 11°BPM para evitarem golpes mais comuns via telefone:

 

A polícia orienta a população sobre golpes mais comuns, envolvendo transações bancárias, entre eles o golpe do falso sequestro. 

 

Os golpistas ligam aleatoriamente para alguém  dizendo que um membro de sua família foi sequestrado e se não depositarem certa quantia, a possível vítima poderá ser morta ou ferida.

 

A principal orientação é que a pessoa não forneça  nomes ao receber ligações de desconhecidos.

 

Se acontecer isso, peça ajuda a uma terceira pessoa na tentativa de tentar localizar a possível vítima.

 

Procure manter a calma em golpes que envolvam familiares.

 

Normalmente os golpistas não sabem nome de familiar sequestrado. Por isso, fique atento e não pronuncie nomes.

 

Se seu celular ou telefone fixo tiver identificador de chamadas, verifique o número e desconfie de localidades diferentes.

 

 

Matéria: www.rotacomando.com.br